Publicações

JORNAL DE NOTÍCIAS, 9 de MAIO de 2004

“TOCAM OS SONS DO MUNDO”

Em “Terras do Demo”, já vão longe os sons da vozearia das “eiradas” e do ritmo dos malhões e manguais a “castigar” a palha dos cereais para estes largarem o grão. “Melodias
” que nos foram trazidas por Aquilino Ribeiro, mas que o tempo já as levou.
Foram-se umas, vieram outras, quiçá mais harmoniosas e alegres, tocadas e cantadas por gente que gosta e vive a música e que partiu para a criação de um projecto, há muito ambicionado, e concretizado em 8 de Julho de 2000.
Foi neste ano que nasceu a Orquestra Ligeira (O.L.) de Moimenta da Beira. A sua primeira actuação aconteceu no Auditório Municipal, numa noite inesquecível para o então público presente.
A Câmara Municipal de Moimenta da Beira é a promotora da O.L, desde logo acolhida com entusiasmo pela população em geral. O êxito foi tanto que, no seu seio, foi criada entretanto uma Academia de Música, fundamental para a aprendizagem e preparação de elementos aptos a integrá-la.
O repertório, com cerca de quarenta músicas, é variado. Desde Bocelli a Tina Turner, passando por Dulce Pontes, Fausto e mesmo “Paso Dobles”. A parte jurídica deste projecto foi também acautelada, através da adsão do IFEC - Fundação Rodrigues Silveira, entidade que também apoiou, programou e estruturou esta iniciativa.
Hoje, fazem parte da OL de Moimenta da Beira, entre 30 a 40 elementos, dos 14 aos 70 anos que actuam preferencialmente na região Norte e Centro do país.
As actuações nas principais feiras agro-industriais da região Expodouro, Expovarosa
e Festas de S. João, em Moimenta da Beira) são de realçar. Para este ano, a presença da Feira de S. Mateus (Viseu) poderá também acontecer. Para o futuro, os desejos da Orquestra passam pela gravação de um CD e uma primeira actuação no estrangeiro.
Publicado por: (Almeida Cardoso)



REVISTA DE SERNANCELHE, AGOSTO de 2006
“CONCERTO MEMORÁVEL DA ORQUESTRA LIGEIRA DE MOIMENTA DA BEIRA NO AUDITÓRIO DE SERNANCELHE”

A Orquestra Ligeira de Moimenta da Beira actuou, pela primeira vez, na Vila de Sernancelhe, no dia 5 de Maio. O Auditório Municipal foi o local escolhido pela Autarquia para mais um concerto inserido no Programa “Musicarte”, que vai já no segundo ano.Tirando proveito das condições acústicas do Auditório, a Orquestra apresentou um repertório diversificado, passando pelas músicas portuguesas e culminando com alguns temas cantados em inglês que foram grandes sucessos da década de 80/90.No final da actuação da Orquestra o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, deu os parabéns ao maestro Abel Rodrigues e este retribuiu em nome da Orquestra “o calor” que o público deu
aos músicos, o que engrandeceu o espectáculo.A Orquestra Ligeira de Moimenta da Beira estreou-se no dia 8 de Julho de 2000, com um concerto no Auditório de Moimenta da Beira. Tem como objectivos a “divulgação da música, a preservação do património cultural da região e a formação e o incremento da criatividade musical da juventude”. Aliando a experiência dos mais velhos à energia dos mais novos, a Orquestra conseguiu “preencher o vazio musical que se fazia sentir no concelho de Moimenta da Beira”.Sob a orientação do maestro Abel João Cardoso Silva Rodrigues a Orquestra depende, e muito, da Academia de Música “que prepara os seus alunos através de cursos de formação musical e instrumental, com a duração de três anos”.Mas a Orquestra não se cinge ao território de Moimenta da Beira. “Apesar de este projecto ter arrancado no Município não é sua intenção limitar-se à sua área geográfica. Pelo contrário, pretende abrir-se à região, num espírito de populações”, lê-se na página da Internet da Orquestra. A prova dessa intenção é que na actuação em Sernancelhe a vocalista foi Rute Gouveia, natural de A-de-Barros, freguesia de Penso.O concerto da Orquestra Ligeira de Moimenta da Beira foi o quinto concerto de 2006. Pelo Auditório Municipal e pela Sala Museu do Centro Municipal de Artes passaram intérpretes do piano, do acórdão, entre outros. Inseridos no Programa Musicarte, que organiza serões culturais totalmente gratuitos para os sernancelhenses, a actuação da Orquestra foi antecedida da inauguração da exposição de Arte Sacra, da autoria de Virgínia Estorninho. A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Sernancelhe, contando ainda com a colaboração do Progride – Projecto Viver Melhor.